A Licenciatura Específica Formação de Professores Indígenas realizada pela Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um curso específico destinado à formação em nível superior de professores de escolas indígenas.
Oferecida atualmente para três diferentes povos indígenas, os Mura, os Munduruku e os Sateré-Mawé, esta licenciatura indígena já foi selecionada por dois dos editais do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (PROLIND). A licenciatura específica para os Mura foi a primeira. Sob pressão política da Organização dos Professores Indígenas Mura (OPIM), a UFAM submeteu o projeto desta licenciatura para o PROLIND, que foi aprovado no Eixo 2 (elaboração de projetos) do Edital de 2005. O curso para os Mura teve início em maio de 2008, com aula inaugural de Gersem Baniwa. As aulas acontecem em salas da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Autazes, no estado do Amazonas.
Em seguida, a UFAM também submeteu projetos de licenciaturas específicas para os Munduruku e para os Sateré-Mawé. Dessa vez, ambas foram aprovadas pelo Edital de 2008 do PROLIND, em seu Eixo 2 (apoio de cursos já criados). O curso para os Munduruku se iniciou em março de 2011, e acontece na Secretaria de Educação do município de Borba, no estado do Amazonas. Por sua vez, o curso para os Sateré-Mawé começou no segundo semestre de 2011, e acontece na Terra Indígena Andirá-Marau.
Fontes: