O Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi criado no ano de 2001, após reivindicações de organizações políticas indígenas, em especial da Organização dos professores Indígenas de Roraima (OPIR).
O núcleo de estudos possui uma instância de controle social externo responsável pela tomada de decisões, o “Conselho do Núcleo”. Este órgão é composto por representantes da coordenação do Núcleo, da OPIR, da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Associação dos Povos Indígenas de Roraima (APIRR), do Conselho Indígena de Roraima (CIR), da Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR), do Núcleo de Educação indígena da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (NEI-SECD) e da Pró-Reitoria de Graduação da UFRR.
No âmbito do núcleo se realizam diferentes tipos de ações afirmativas voltadas a estudantes indígenas: o programa E’ma Piá que objetiva o apoio à permanência de estudantes indígenas e que é realizado em parceria com a Fundação Ford e o programa Trilhas de Conhecimentos; o curso de Licenciatura Intercultural Indígena para formação de professores, cuja demanda é formulada pela OPIR juntamente com a da criação do Núcleo; o Projeto de Educação Cidadão Intercultural para Povos Indígenas da América Latina em contextos de pobreza, em parceria com a RIDEI; reserva de vagas e vestibular específico para estudantes indígenas, dentre outras.
Fontes:
CARVALHO, Fabíola & CARVALHO, Fábio de Almeida. (2008), “A Experiência de Formação de Professores Indígenas do Núcleo Insikiran da Universidade Federal de Roraima”. In: MATO, Daniel (coord.) Diversidad Cultural e interculturalidad em educacíon superior. Experiencias em America Latina y el Caribe (IESALC). Caracas: Instituto Internacional de la UNESCO para la Educación Superior en América Latina y el Caribe (UNESCO-IESALC), pp. 157-166.